quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Audiência do seriado “Chaves” encosta na atração de TV mais vista dos EUA



Quem é brasileiro sabe que nenhuma atração de TV pode menosprezar a audiência do Chaves do 8.
O jornalista catarinense Anderson Antunes, que mantém o blog ‘South American Way’ no site da revista americana ‘Forbes’, lembrou disso quando viu notícias nos Estados Unidos dando conta de que a final do torneio Super Bowl, de futebol americano, teria a maior audiência da história das atrações televisivas daquele país, atingindo 111 milhões de telespectadores.

Em um artigo recente, Antunes tratou de informar aos americanos, por meio do site da ‘Forbes’, que isso não é tanto assim, para quem conhece o Chaves. Segundo ele, o seriado mexicano alcança 91 milhões de pessoas em toda a América Latina, só que todos os dias. Isso porque o programa tem mais de quatro décadas de idade (foi ao ar pela primeira vez em 20 de junho de 1971 no México) e parou de ser produzido em 1992.
Segundo Antunes, o Chaves continua sendo uma das atrações de TV mais famosas no México.
Nos EUA, o programa frequentemente está entre os líderes em língua espanhola da TV por assinatura.

Dinheiro:
Tão impressionante quando a audiência de Chaves é o seu retorno financeiro, afirma Antunes. Veja alguns números:
. Desde que parou de ser produzido, em 1992, o Chaves rendeu à Televisa US$ 1,7 bilhão, que detém os direitos da produção;
. Ao longo de 24 anos, foram produzidos 1,3 mil episódios, o que dá uma receita de US$ 1,3 milhão por capitulo desde 1992;
. Em licenciamento e merchandising, a Televisa fatura outros US$ 24 milhões por ano.
É o ‘órfão mais rico do mundo’, brinca Antunes, no título do texto.
Nota publicada pelo “MSN Estadão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário