Foto: Lourival Ribeiro/SBT
Apostando na boa receptividade da trama junto aos telespectadores e no roteiro de qualidade da versão original, a diretora artística do SBT Daniela Beyruti resolveu investir numa releitura do clássico folhetim. Assim como no original, a trama terá como principal cenário o Colégio Mundial. Em terras tupiniquins, a meiga professora Helena ficará a cargo da atriz Rosanne Mulholland.
Ficha técnica
Baseada no original “Carrusel” de Valeria Philips, Lei Quintana e Abel Santacruz
Adaptação de Íris Abravanel
Supervisão de texto de Rita Valente
Com colaboração de Carlos Marques, Fany lima, Grace Iwashita, Gustavo Braga e Marcela Arantes
Direção de Luiz Antônio Piá, Roberto Menezes e Paulo Soares
Direção geral de Reynaldo Boury
Estreia: 21/05
Horário: 20h30
Antecessora: “Corações Feridos”, escrita por Íris Abravanel
Elenco
Rosanne Mulholland - Professora Helena Fernandes
Adriana Alves - Paula Rivera
Adriana Del Claro - Clara Medsen
Ana Victória Zimmermann - Marcelina Guerra
Aysha Benelli - Laura Gianolli
Bruno Perillo - Isaac Rabinovich
Camila Raffanti - Lilian Guerra
Carlinhos Aguiar - Jurandir de Souza
Clarissa Drebtchinsky - Joana
Cris Bonna - Cristina Fernandes
Daniel Satixe - Frederico Carrilho
Déo Morales - Marcos Morales
Fábio Di Martino - Miguel Medsen
Fábio Dias - Roberto Guerra
Fernanda Concon - Alicia Gusman
Fernando Benini - Firmino Gonçalves
Gabi Saraiva - Rosa Ferreira
Guilherme Seta - Davi Rabinovich
Gustavo Daneluz - Mario Ayala
Gustavo Wabner - Professor René
Henrique Stroeter - Rafael Palillo
Ilana Kaplan - Matilde
Ithamar Lembo - Germano Ayala
Ivana Domênico - Eloísa Palillo
Jean Paulo Santos - Cirilo Rivera
Konstantino Atanassopolus - Adriano Ramos
Larissa Manoela - Maria Joaquina Medsen
Supervisora Bernadete (Cris Poli, a Supernanny) visita a escola Mundial
Foto: Lourival Ribeiro/SBT
Léo Belmonte - Jorge Cavalieri
Lilian Blanc - Dona Sara
Lívia Andrade - Professora Suzana
Lucas Santos - Paulo Guerra
Maísa Silva - Valéria Ferreira
Marcelo Batista - José Rivera
Marcelo Cunha - Ricardo Ferreira
Márcia de Oliveira - Graça
Matheus Chequer - Jonas Palillo
Matheus Ueta - Kokimoto Mishima
Nábia Vilela - Natália Ayala
Nicholas Torres - Jaime Palillo
Noemi Gerbelli - Diretora Olívia
Patrícia Pichamone - Rebeca Rabinovich
Paulo Gandolfi - Sr. Valentim Zapata
Pedro Osório - Alberto Cavalieri
Rennata Airoldi - Inês Carrilho
Silvia Menabó - Rosana Cavalieri
Stefany Vaz - Carmen Carrilho
Thomaz Costa - Daniel Zapata
Vitória Diniz - Bibi Smith
A chegada da doce professora Helena
A trama de “Carrossel” começa com o drama vivido pelos alunos da Escola Mundial. O ano letivo se inicia e os estudantes continuam sem aulas. Tudo porque a última professora da turminha desistiu dos alunos por causa do estresse do dia a dia.
Foto: Lourival Ribeiro/SBT
Com aproximadamente 260 capítulos previstos, “Carrossel” entra em cena com a chegada à escola da professora Helena, que, mesmo sendo jovem, é bastante preocupada em oferecer a melhor formação possível aos alunos. Com seu jeito delicado, ela passa a ser a primeira docente a conquistar a simpatia dos alunos da turma do terceiro ano e precisará em diversas ocasiões enfrentar a rígida diretora Sra. Olívia, que não gosta da tolerância de Helena com os alunos.
Além de ter a confiança dos pequenos, a professora também se envolverá nos conflitos familiares e pessoais de cada um deles. Com isso, Helena se tornará amiga e conselheira das crianças.
Outros professores
Dona Matilde é a estressada professora de música das crianças. Ela não esconde que não suporta as travessuras de seus alunos. Enlouquecida, ela resolve abandonar a escola e acaba sendo substituída por Renê, que criará uma banda com os alunos do terceiro ano e mantém um romance com Helena.
Lívia Andrade será a Suzana na novela
Foto: Lourival Ribeiro/SBT
Outra professora é Suzana, que será chamada para substituir Helena, no período em que ela estiver doente. Suzana também arrebata o coração das crianças e fará de tudo para ocupar o posto da titular do cargo e conquistar Renê.
A realidade da sala de aula
Com meninos e meninas de diferentes crenças, classes sociais e raças, a novela retratará as crianças individualmente, levando em conta o jeito, a personalidade e as necessidades de cada um.
Tanto a versão original como a adaptação de Íris Abravanel tem como principal objetivo apresentar a realidade de uma sala de aula, focando nos conflitos reais do dia a dia dos alunos, como aquele estudante que tem dificuldade em se enturmar com os colegas e os diferentes tipos de bullying que ocorrem nas escolas.
Foto: Lourival Ribeiro/SBT
Além dos dramas vividos pelas crianças no ambiente escolar, “Carrossel” também mostrará os problemas familiares. Porém, sempre a partir do ponto de vista das crianças, que contam aos professores seus medos, tristezas, preocupações e culpas. Com o desenrolar do folhetim, valores importantes para a sociedade serão exaltados, como a igualdade, o respeito e a amizade, levando o telespectador a refletir sobre temas atuais.
As diferentes crianças
Legado Mexicano
O SBT terá uma árdua tarefa pela frente: adaptar o sucesso mexicano de forma com que a versão brasileira não fique apagada em relação à original. Na época em que foi exibida, “Carrossel” arrebatou público, crítica e até consumidores, por meio dos produtos licenciados.
Adaptada a partir do texto da novela argentina “Jacinta Pichimahuida, la maestra que no se olvida”, transmitida nos anos 70, “Carrossel” fez tanto sucesso no México, que acabou tendo 375 capítulos produzidos. Pouco tempo depois, já fazia sucesso em vários países latinoamericanos. No Brasil, desembarcou em 1991 e logo caiu no gosto do público.
A versão mexicana de "Carrossel" foi considerada um fenômeno no SBT
Transmitida na faixa das 20h, elevou os índices do SBT dos seis pontos para a casa dos 20 em apenas três semanas. O sucesso foi tão grande que, em junho de 1991, o folhetim infantil foi capa da revista Veja, com o título “A Virada do Dramalhão Mexicano”.
Gabriela Rivero, intérprete da professora Helena, foi convidada para visitas ao Brasil e foi recebida pelo então presidente Fernando Collor na rampa do Congresso Nacional. E o SBT e a Televisa lucraram com o sucesso comercial de “Carrossel”, aproveitando o momento para lançar produtos licenciados, como álbuns de figurinhas, brinquedos, revistas e discos.
A história dos alunos do Colégio Mundial acabou ganhando outras duas versões no México: “Carrossel das Américas”, em 1992, e “Vivan los Niños”, em 2003. Ambas não repetiram o sucesso da trama de 1989.
Autora e diretor
A carreira de Íris Abravanel como autora de novelas começou em 2008, quando ela foi convidada pelo marido Silvio Santos para ingressar no time de autores do canal. Naquele ano, ela escreveu “Revelação”, com supervisão de Yves Dumont.
Em 2009, Íris adaptou para a telinha a radionovela “Vende-se um Véu de Noiva”. No ano seguinte, começou a desenvolver o texto de “Corações Feridos”, trama exibida atualmente pelo SBT. A adaptação de “Carrossel” será o quarto trabalho da autora.
Reynaldo Boury e Íris Abravanel
Foto: Roberto Nemanis/SBT
Já o diretor Reynaldo Boury começou a trabalhar na TV como cameraman na extinta Tupi. Mas foi na TV Excelsior que ele se destacou como diretor, ao conduzir os trabalhos de “Redenção”, novela que teve 596 capítulos. Migrou para a Globo em 1970, onde dirigiu “Irmãos Coragem”, “Minha Doce Namorada”, “Selva de Pedra”, “Sinhá Moça” e “Sonho Meu”. Em 2011, acertou com o SBT e dirigiu “Amor e Revolução”.
Anote na agenda
“Carrossel” estreia na próxima segunda-feira (21), às 20h30, no SBT.
Com informações do
Nenhum comentário:
Postar um comentário