Em uma pesquisa realizada pelo IBOPE no mês passado que ouviu 2301 pessoas com diferentes faixas etárias e divididos conforme o seu sexo, constou que as principais emissoras abertas são conhecidas não por conta da sua programação por completa e sim aos segmentos aos quais se destacam.
A Rede Globo se destaca devido às suas teledramaturgias, ou seja, pelas suas novelas conforme indica esta mesma pesquisa onde a emissora se firmou com a preferência de 66%, seguido do SBT com 19% que atualmente vivencia o auge de “Carrossel” tanto em audiência quanto no faturamento e a Rede Record que vinha tendo crescimento na predileção pública neste segmento, neste ano sofreu ligeira queda de 6% e no fim “ficou” com apenas 15%.
O SBT sofreu alta não apenas no segmento teledramatúrgico, assim como nos humorísticos e infantis. Porém o canal de Silvio Santos ainda se destaca devido aos seus programas de auditório que nesta mesma pesquisa liderou ao vencer a Rede Globo com 2% de vantagem.
A Rede Record desde 2010 vem sendo destaque devido aos seus jornalísticos, principalmente os matutinos como o “Fala Brasil”, e a emissora dos bispos não sofreu apenas queda em questão à sua preferência pública pelas novelas, mas como também nos seus programas de auditório e este fato comprova o motivo da má fase que o “Programa do Gugu” e “Tudo é Possível” vem enfrentando.
No segmento humorístico, a Rede Bandeirantes se mostrou uma grata surpresa ao derrotar as suas principais concorrentes e firmou-se como a segunda melhor emissora e ainda com uma pequena desvantagem para a primeira citada que é o canal da Família Marinho. Lembrando que a Band foi premiada duplamente neste quesito no “Troféu Imprensa” por ter em seu casting as atrações “CQC” e “Pânico na Band”.
E a TV Cultura que neste ano se consolidou entre as cinco maiores na TV aberta do Brasil, também foi lembrada neste pesquisa ao seu conteúdo educativo infantil, sendo que neste segmento a mesma empatou tecnicamente com o SBT em segundo com 28%, enquanto a Rede Globo manteve-se em primeiro com 32% da preferência, a Rede Record obteve 7%, a Band foi citada por 4% e a RedeTV! apareceu com 1%.
Enfim, é inquestionável o fato das emissoras terem aquele segmento no qual sofre maior destaque referente à concorrência e basta elas mesmas investirem ainda mais no quesito que são lembradas e com isso o público agradece e as retribui em forma de audiência.
Bruno Arantes
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